Preço do seguro Auto cai em 2021

Preço do seguro Auto cai em 2021

10 de junho de 2021 0 Por admin

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga nesta terça-feira (01) a nova edição do Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) . O estudo traz a variação média de preços do seguro auto, a evolução mensal dos meses de janeiro a abril, através de diversas variáveis como gênero, região, faixa etária e idade do veículo.

Vale lembrar que o estudo foi produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx, com mais R﹩ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros. É possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel, o IPSA, que traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil.

IPSA indica que houve queda no valor do seguro em abril de 2021 se comparado aos meses anteriores. “Analisando o IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração o segurado de ambos os sexospodemos observar que em janeiro de 2021 o valor do seguro representava 5,6% no valor do veículo, caindo para 5,3% em março e 5,2% em abril“, revela Emir Zanatto, Sócio e COO da TEx.

O estudo indica ainda que em abril, o percentual do seguro para uma mulher (IPSAm) foi de 4,7%, enquanto para o homem (IPSAh), foi 5,6%. O executivo destaca que o seguro para homens foi quase 20% mais caro que para mulheres. “Isso acontece porque o homem se envolve mais em acidentes graves e perdas totais. Perda total é quando não é possível recuperar o veículo devido à extensão do dano“, explica.