Seguro do carro, você pode optar pelo valor da indenizaçãosize_960_16_9_carro-dinheiro

Modalidade “valor de mercado referenciado” 

Para efeito da indenização; quando o acidente (sinistro) resultar em indenização integral do veículo segurado, o que chamamos de perda total, normalmente as companhias seguradoras consultam a tabela de avaliação de veículos, chamada “tabela de referência”.

Nesse caso as companhias utilizam a tabela “FIPE”, da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas. Entretanto, para usufruir dessa modalidade de indenização é necessário que você tenha feito opção pela mesma no ato da contratação do seguro. Você ainda pode optar por um “fator de ajuste”, percentual que será acrescido sobre o valor encontrado na tabela de referência.

O objetivo desse recurso é ajustar o valor da tabela ao valor de mercado real do seu veículo, isto, consideradas suas características particulares, como estado de conservação, opcionais e diferenças regionais:

Por exemplo, na tabela FIPE o seu carro vale R$ 30 mil, mas devido ao estado de conservação em que se encontra, você deseja contratar o seguro em R$ 32 mil. O fator de ajuste terá sido de 110%.

Caso você tenha feito o seguro do carro zero quilômetro, por valor de mercado referenciado, e na eventualidade de sinistro de perda total, durante o período de 90 dias depois da contratação do seguro, a indenização será igual à da cotação de um modelo zero quilômetro idêntico. Tem companhia seguradora que disponibiliza esse benefício por ate um ano. A partir desse período, a cotação utilizada será a de um veículo usado, do ano e modelo do carro segurado.

Modalidade “valor determinado”:

No caso de uma indenização de perda total, o valor determinado garante a indenização de uma quantia fixa, estipulada no contrato. Essa modalidade de contratação é aceita com restrições pela maioria das seguradoras. Normalmente o segurador fixa na apólice do seguro, limites mínimos e máximos para a escolha do valor segurado. Converse com o seu corretor, ele pode esclarecer o assunto mais detalhadamente.