parabens-corretor-a-de-seguros-1O desenvolvimento no setor de seguros especialmente de automóvel, alerta também para as inúmeras reclamações sobre atendimento do pós vendas, um assunto relevante que merece destaque e esclarecimentos.

Neste sentido vimos registrando uma concentração de ocorrências motivadas pelos mesmas causas.
Entendemos que “para não comprar problemas”, o consumidor de seguros deve saber exatamente “quem faz o que”, é necessário que o usuário do seguro saiba há quem recorrer para fazer o seguro e ajudar solucionar suas questões no decorrer da vigência da apólice, especialmente na eventualidade do sinistro. .

                                               Companhia Seguradora

Para entender um pouco sobre o muito que fazem ás companhias seguradoras,observe;

São as  companhias seguradoras  que desenvolvem  as diversas modalidades de seguros e disponibilizam para comercialização através do corretor de seguros. O segurador pode aceitar ou não o risco, (fazer, ou não fazer  seguro).

É a seguradora quem precifica o seguro conforme suas estatísticas, frequência de sinistros em cada região e demais riscos específicos. Cabe a seguradora receber e administrar o valor do seguro (prêmio) para assumir riscos e garantir a cobertura. Somente os seguros ofertados pelas companhias seguradoras são garantidos por reservas técnicas e fiscalizados pela SUSEP- Superintendência de Seguros Privados, conforme normas previstas pelo CNSP- Conselho Nacional de Seguros Privados.

São as  companhias  seguradoras quem emiti respectivos documentos do seguro aceito, tais como apólice, manuais, cartão de assistências, boleto de pagamento dentre outros. É a seguradora quem providencia a regulação do sinistro, autoriza orçamentos para efeito de reparos, efetua indenização de perda total ou parcial do veículo e outros danos cobertos pela apólice.

A companhia seguradora disponibiliza ainda estrutura e ouvidoria para atendimento ao segurado, desempenhando outras funções, inclusive de cunho social.

                            Corretor de Seguros.

 O corretor vende o seguro auxiliando na escolha da companhias seguradora e nas coberturas que vão atender o que o segurado realmente precisa.

 O corretor deve esclarecer as  cláusulas da apólice, ocorrências que estão previstas em cada cobertura, procedimentos em caso de alterações na apólice, em especial; como proceder na eventualidade  do sinistro.

 Cabe somente ao corretor ou seu preposto legal, vender o seguro, esclarecer as opções das coberturas que estarão sendo contratadas, esclarecer valores das franquias, benefícios, demais clausulas ofertadas, direitos e obrigações das partes, segurado e segurador.

 É responsabilidade do corretor orientar sobre os procedimentos do questionário do perfil, termos técnicos do manual do segurado, providenciar e acompanhar alterações no contrato (endosso na apólice), dar transparência sobre outras duvidas e demais assistências que forem necessárias no decorrer da vigência do seguro e, prestar assistência ao segurado, especialmente se ocorrer o sinistro.
Este texto instrutivo foi elaborado resumidamente para  deixar claro para quem quer tranquilidade que; seguro só deve ser feito com um corretor de sua confiança. Afinal um seguro bem vendido é sinônimo de sinistro bem atendido. Pense nisso!