O corretor de seguros é seu representante junto às seguradoras. Ele existe para garantir que você entenda todos os detalhes do contrato e para que seus interesses e direitos sejam cumpridos pelas seguradoras.

Por exemplo, caso você precise alterar o seu seguro ou tenha que acioná-lo, será a sua corretora quem irá ajudá-lo da melhor maneira.

Como são empresas voltadas exclusivamente vender o seguro e atender no pós venda aos segurados, conseguem ser mais ágeis, uma vez que acompanham e cobram das seguradoras, velocidade nos procedimentos.

Por que eu devo preencher um formulário?

Muita gente pensa que o é o modelo do carro é o que mais influência no preço do seguro automóvel, mas isso não é verdade. Na realidade, o principal fator é o perfil do motorista. Assim, as seguradoras precisam entender o seu perfil para precificar e decidir assumir ou não o risco. Para isso usam o Questionário de Avaliação de Risco.

Geralmente, esse questionário contém questões sobre:

  • Idade do condutor principal
  • Tempo de habilitação desse mesmo condutor
  • Sexo do condutor principal
  • Região de Circulação do Veículo
  • Se o veículo segurado ficará em estacionamento ou garagem fechada
  • Qual a utilização do carro (se é para locomoção diária, lazer ou para uso profissional)
  • Se possui dispositivos de segurança (bloqueadores, rastreadores, etc.)

Por que é importante comparar diferentes seguradoras?

Nem todas as coberturas de seguro automotivo são iguais. Diferentes seguradoras se especializam em cidades, perfis e coberturas. Por exemplo, algumas seguradoras indenizam seu carro pelo preço de 0 km nos primeiros 6 meses, outras oferecem carro reserva com ar-condicionado por até 15 dias e até mesmo serviços residenciais.

Por isso, tenha sempre em mente suas necessidades na hora de escolher o seguro. Para uma pessoa que viaja muito, uma quilometragem de guinchos mais alta é importante, enquanto para quem não tem alternativas de transporte ou que usa o carro para trabalhar, um carro reserva oferece uma excelente vantagem, por exemplo.

Além disso, cada seguradora tem a sua estratégia de preços para diferentes segmentos:

O seguro protege somente contra batidas e roubos ou furtos?

Não, ele tem muito mais coberturas! Uma apólice de seguro compreensivo oferece coberturas para roubo e furto, colisões, quedas de objetos, incêndios, enchentes e alagamentos,  despencamento de ribanceiras ou pontes. Em caso de um sinistro, você recebe a indenização de acordo com a Tabela FIPE.

Mas mesmo que você não sofra um sinistro durante a vigência do seu seguro, você ainda pode aproveitar as assistências 24 horas da sua seguradora. Uma pane seca no meio da avenida não é considerada um sinistro, mas você pode contar com a assistência de um técnico indicado pela sua seguradora sem pagar a mais por isso.

Fonte: BIDU CORRETORA DE SEGUROS